Frida Kahlo foi uma grande pintora, uma pessoa de natureza "exótica" e que marcou o mundo com sua passagem na terra, nasceu no México filha de um judeu e uma mestiça, revolucionou as artes mexicanas com seu espírito e sua coragem, mas a vida dela nao foi assim simplesmente divina.
Aos seis anos, ela se encontrou com a sua primeira dificuldade, foi contaminada por poliomelite o que lhe deixou como sequela uma deformidade no pé direito o que lhe rendeu o apelido de "perna de pau". No começo da sua vida ela adotou o estilo das calsas compridas, mas mais tarde ela começaria a usar as saias compridas e floridas, que ficariam como sua marca registrada. Embora seu pai tivesse interesse pela pintura, Frida nao começou a pintar cedo, mas sim às vezes, como um passatempo, frenquentou a escola nacional preparatório do distrito federal no México onde aprendeu desenho, mas aos 18 anos enquanto viajava de ônibus sofreu um grave acidente que lhe custou graves fraturas e a obrigou a usar coletes ortopédicos por muito tempo e submeteu-se a várias cirurgias.
Sua arte foi tão reveladora e aterradora que chegou por vezes a ser considerada pintura surrealista, mas logo foi desmentido pela artista que disse que apenas pintava seus sonhos, a sua realidade, mas sempre em suas pinturas procurava pintar a cultura mexicana, o seu folclóre. Frida também teve participação no âmbito político, afiliando-se ao partido comunista mexicando onde conheceu o seu futuro marido e mais tarde chegou até a abrigar na sua casa o exlidado Leon Trotsky.
Frida nunca escondeu a sua bissexualidade e casou-se duas vezes com o mesmo marido o comunista Diogo Rivera, mas nunca foi novidade que mantesse relacionamentos com mulheres também, até porque seu casamento, tanto o primeiro quanto o segundo foi muito turbulento, ele igualmente mantinha casos com outras mulheres incluindo a irmã da pintora com quem teve 6 filhos, tanto que na ocasião da morte de Frida, chegaram a considerar o fato dela ter sido envenenada por uma das amantes dele. Frida chegou a engravidar muitas vezes, mas nunca chegou ao fim delas, pois as sequelas do acidente sofrido anos antes a impediam de chegar no fim da gravidez, Frida nunca teve filhos. Após várias tentativas de suicídio com marteladas e facadas, adoeceu de pneumonia e foi encontrada morta por embolia pulmonar, acredita-se que tenha sido overdose, outros acham como eu disse que ela foi envenenada possivelmente por uma das amantes de seu ex-marido. Frida Kahlo foi o marco da pintura moderna mexicana, seus quadros hoje valem milhões, equiparado ao pintor espanhol Picasso, a sua casa, a "casa azul" foi transformada em museu quatro anos depois de sua morte.
0 comentários:
Postar um comentário