Maria Callas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Giuseppe Verdi.

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi, o maior compositor da era romântica italiana! Quem nunca se deliciou ouvindo o coro do escravos hebreus da Ópera Nabucco, ou o coro dos ciganos em Il Trovatore?
Verdi, nasceu quando a Itália ainda não unificada passava por momentos tensos, filho de taverneiros teve sua educação fundamentada numa escola jesuítica local, mais tarde teve a ajuda financeira de um amigo chamado Antonio Barezzi que financiou os seus estudos musicais, com 18 anos foi estudar em Milão aonde tentou ser admitido no conservatório, mas sendo recusado por ser mais velho durante a seleção, Verdi ai ja tinha aprendido a tocar piano sozinho, mas de maneira um pouco rustica. Recusado no conservatório, Verdi passou a ter aulas por três anos com um professor particular, tudo financiado por Barezzi, e voltando a Busseto (sua cidade natal) começou a trabalhar como chefe da banda da cidade, onde começou a produzir as suas primeiras composições, terminou por casar-se com Margueritta Barezzi, filha do seu mecenas e vijando novamente para Milão agora em definitivo, lá ele comporia para o Scala de Milão o teatro mais respeitado da Itália a sua primeita ópera "Orberto - Conte de San Bonifácio", a ópera nao foi um sucesso grandioso, mas rendeu-lhe bons frutos, no meio de sua primeira glória morriam os dois filhos de Verdi com Margueritta ainda pequenos, não se deixando abater, Verdi compôs a sua segunda ópera, agora uma cômica "Un Giorno di Regno", mas esta fracassou totalmente, arrasado, jurou que nunca mais comporia novamente. Falecia agora Margueritta, sua esposa, no meio de tanta coisa Verdi se viu sem saber o que fazer, até que o diretor do Scala lhe apresentou uma nova proposta de ópera que seria baseado num balletto que por sua vez era baseado na história de Nabucodonosor e dos escravos hebreus, Verdi a um tempo atrás havia assistido esse ballet com sua esposa ainda viva, o que agradou muito a Margueritta, principalmente a cena dos escravos, emocionado pelo fantasma da proposta, começou a trabalhar no enredo desta ópera que seria seu primeiro êxito de verdade, pouco tempo depois Nabucco (o nome agora encurtado por ser tão grande para um título) foi apresentado a toda Milão e foi um enorme sucesso, rendendo a Verdi vários agrados, a soprano escolhida para a estréia foi Giuseppina Streponni, que viria mais tarde a ser a segunda esposa de Verdi.
Depois do sucesso de Nabucco, lhe foram encomendadas várias outras óperas, algumas com o sucesso maior do que outras, entre elas "Macbeth" baseado na peça de Shakespeare que Verdi mais tarde diria ser sua ópera favorita, enquanto isso Giuseppina ia ficando cada vez mais perto de Verdi e vendo a sua carreira a cada momento chegando ao fim, para Giuseppina cantar era mais uma obrigação do que um prazer, ela tivera um caso com um homem casado do qual engravidou, seu filho nao podendo ser visto com ela em público era deixado com a irmã, e Giuseppina pagava seus estudos com o canto, isso viria mais tarde a ser um empessílio na concretização do seu casamento com Verdi, mas terminaram por se casar perto de Genebra em 1859 e foram viver em Busseto novamente, Verdi ai iniciaria um periodo de reclusão própria por um tempo, dedicando-se agora a terra, seu casamento com Giuseppina nao foi bem visto diante da sociedade arcaica de Busseto, mas o casal sempre soube contornar a situação. Com o fim da sua reclusão e de volta a Milão, Verdi voltou a compor o que seria mais tarde uma tríade de óperas muito bem argumentadas, seriam elas "Rigoletto, Il Trovatore e La Traviata" (que por causa do seu argumento nao foi muito bem recebida pelo público, a ópera era baseada na pela de Alexandre Dumas "A Dama das Camélias"), hoje sendo vista em todo mundo, mas na época as críticas não favoráveis a Verdi fizeram com que ele se questionasse o seu modo de viver e pensar, nessa época ele viria a se transformar no "Verdi maduro", diferente do jovem Verdi que criou "Oberto e Nabucco" ou do Verdi "Revolucionário" que criou "La Traviata e Rigoletto", nesta sua fase ele voltaria a compor óperas como "Un Ballo in Maschera, La Forza del Destino e Don Carlo" que de certa forma desafiaria aqueles que as assistissem, e até mesmo a censura que tentou barra-las em vão, diante disso Verdi ainda foi condecorado Deputado e logo depois Senador do império Italiano (nesta época a Itália ja era unificada), em 1871 encomendaram uma ópera ambientada no Egito que seria exibida nas festividades da abertura do canal de Suez, assim nascia a sua "Aida". Já cansado, passado dos 70 anos Verdi ainda compôs Otello e Falstaff também baseadas em peças de Shakespeare, assim finalmente se aposentando.
A partir daí sua vida só foi marcada pela construção de uma casa de repouso em seu nome e pela morte de sua esposa Giuseppina e um ano depois pela sua própria morte. Verdi morreu com 80 anos, o seu corpo e o de Giuseppina foram enterrados na capela da casa de repouso. Verdi ao longo da vida compôs 28 óperas, fora peças sacras e romanzas.

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