Thor, deus do trovão, filho de Wotan e enteado de Frigga é o mais forte dos homens, representa a o trovão, tem a estatura alta, barba e cabelos avermelhados. Ele é filho de Wotan (deus supremo de Asgard - mundo mais elevado da mitologia, equivale ao céu) com Jord deusa suprema e rainha de Midgard (um mundo abaixo de Asgard - equivale a terra), durante o Ragnarök, Thor será morto por Jormungandr. Por causa do seu tamanho ele era considerado muito grande para ser um deus, chegando a comer uma vaca sozinho no jantar.
Para os fazendeiros que eram contra a guerra e a maldade veneravam Thor ao invés de Wotan, que só era venerado por aqueles que tinham dentro de si algum espirito de ataque, a sua arma era um martelo mágico que nunca errava o alvo e sempre retornava a sua mão, ele usava luvas de ferro para segurar o martelo e um cinturão que dobrava a sua força. Sua parceira era a deusa da colheita Sif com quem teve uma filha, outra parceira de Thor foi a giganta Jarnsaxa com quem teve dois filhos a Força e a Coragem. No mundo romando alguns relacionam Thor com Hercules por causa de sua força, outros relacionam ele com Jupter por causa da grandeza do deus trovão.
para os Saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday ou seja "Thor's day" (quinta-feira em inglês) o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram a quinta-feira de "Torsdag". De todo panteão nordico, Thor era o deus que mais possuia templos.
0 comentários:
Postar um comentário