Maria Callas

sábado, 3 de abril de 2010

W. A. Mozart.

Wolfgang Amadeus Mozart, foi um dos artistas mais gêniais e controverso de sua época, compositor nascido na Salsburgo na época do imperador Francisco I, começou a compor e a fazer apresentações desde os 5 anos de idade, sempre acompanhado do pai e a mando do senhoriu da família, o arcebispo da cidade. Com sua fama ja percorrendo toda Viena, considerada a capital da música da época, despertou o interesse do imperador que desejou conhece-lo. Sua apresentação pessoal ao imperador causou um furor enorme diante de todos, Mozart era um rapaz de maneiras pouco convêncionais para a nobreza, mas isso nao foi obstaculo para que o imperador logo lhe confiasse o trabalho de compor uma ópera nova, que seria em alemão. Mozart preparou então "Idomeneo" e "O Rapto do Serralho", vale pensar que pelo fato do enredo do serralho se passar na Turquia, num harém causou um certo receito do diretor da ópera deixar passar o trabalho de Mozart, mas terminou que no dia da estreia foi um sucesso, a partir daí surge claramente uma rivalidade por parte do compositor da corte, o italiano Antonio Salieri.
Mozart a partir daí nao parou mais sempre compondo, se apresentando e o sucesso chegando cada vez mais rápido sua música era tão marcante que conquistava a todos que a ouvia, não muito diferente do que é hoje. No lado pessoal, as coisas não eram muito boas não, ele gastava demais em farras e bebidas, casou-se cedo com uma jovem chamada Constanze Weber ainda sem o consentimento do pai e agora como chefe de família, mal tinha dinheiro pra sustentar a casa, logo começaram a surgir dívidas, ao contrário de alunos que não surgiam nenhum.
Com o passar do tempo, Mozart ja era um músico de carreira, com inúmeras composições até que adoeceu e chegou a falecer. Foi enterrado numa vala comum, no cemitério de São Marcos, hoje ainda não se sabe o local exato do sepultamento dele, ele nao contava 35 anos ainda.
Sua obra foi um material inspirador para vários outros compositores da estirpe de Beethovem e Hadyn. Entre suas composições econtramos desde sinfonias, acordes, cantatas, musicas sacras e óperas de sucesso como Don Giovanni, Le Nozze di Figaro, A Flauta Mágica, A Clemência de Tito e o seu famoso Réquiem que lhe foi encomendado pouco antes de adoecer, mas não completado até a sua morte, o réquiem foi finalizado por um discípulo seu chamado Franz Sussmayr.


(nesta foto, Mozart aos 5 anos fazendo um concerto ao piano.)

0 comentários: