Maria Callas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Catarina Parr, "a sexta"


Catarina Parr, vista sempre como uma mulher sábia e culta foi a sexta e última mulher de Henrique VIII. Já casada duas vezes antes de se tornar rainha, Catarina dispunha de uma enorme fortuna e planejava casar-se novamente com Thomas Seymour, irmão de Jane Seymour, mas logo seus planos foram postos ao esquecimento, pelo menos por enquanto, porque interessado também em Catarina, Henrique quis casar-se com ela, e sem ter como evitar, ela tornou-se rainha em 12 de julho de 1543.
Durante seu reinado tratou de cuidar dos interesses das princesas Maria e Elizabeth, que desde os acontecimentos gerados entre os reinados de Catarina de Aragão e Ana Bolena foram postas como bastardas diante da corte. Extremamente protestante, suas convicções influenciaram especialmente Elizabeth de quem se tornou especialmente amiga. Seu casamento com Henrique nao foi de todo calmo nao, tendo como motivos de discordia, dicussões sobre teologia, mas mesmo sendo esse motivos de brigas, ela nunca perdeu seu apelo político junto ao rei, sendo admirada por sua cultura e intelectualidade.
Com a morte do rei em 1547, Catarina finalmente casou-se pela ultima vez com o seu antigo pretendente, o Thomas Seymour, mas este nao lhe foi um bom marido, tendo apenas olhos para Elizabeth que morava com o casal e principalmente no dinheiro da mulher, mesmo assim engravidou pela primeira vez tendo complicações na hora do parto, o que lhe custou a vida, e a sua filha Maria morreu poucos meses depois de nascida. Catarina Parr foi enterrada nos domínios do castelo de Gloucestershire. O trono da Inglaterra seria ocupado agora pelo principe Eduardo VI, o filho varão que Jane Seymour deu a Henrique VIII.

0 comentários: