Maria Callas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Jane Seymour, "a sortuda"

O oposto de Ana Bolena, Jane Seymour a sucedeu no trono inglês, não se tem muito o que falar sobre ela, na verdade ela foi uma das rainha que menos se destacou dentro da linhagem de rainhas "Henriqueanas", sendo lembrada somente por ter sido a única a ter dado o tão esperado filho varão ao rei, o principe Eduardo VI que viveu apenas os primeiros meses. Tornou-se rainha em 30 de maio de 1536, apenas duas semanas da morte de Ana, tentou reintroduzir a religião catolica na Inglaterra. Com suas atitudes formais diante da corte, principalmente dos homens teve livre acesso ao hambiente familiar e dentro da corte de Maria Tudor, filha de Henrique com Catarina de Aragão, renegada diante da corte desde os acontecimentos do processo de separação de sua mãe.

Jane nao teve participação na política, porém sua posição real abastou também a sua familia, como seus irmãos, Eduardo e Tómas que seria o futuro esposo de Catarina Parr e esta que também seria a última esposa de Henrique VIII. Jane deu a luz a um menino, o principe Eduardo VI, que mais tarde viria a ser rei da Inglaterra e Irlanda.
Logo depois do nascimento de seu unico filho, a rainha Jane adoeceu de frebre vindo a falecer, completamente facinado por ela tanto em vida quando depois de morta, o rei Henrique construiu para seu funeral um monumento e declarou um longo luto em honra da rainha, levando 3 anos para se casar novamente, Jane também chegou a ser adorada pelo povo durante seu pequeno reinado que durou pouco mais de 1 ano. Jane seria sepultada no castelo de Windsor onde permanece até hoje. Jane Seymour foi a única rainha que conseguiu ou teve sorte de dar ao rei Henrique o tão esperado filho homem, talvez este seja o motivo de tanta devoção deste homem por esta rainha.

0 comentários: