Maria Callas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Henrique VIII

Essa figura da história atualmente chama atenção de vários modos, seja pela série de livros da autora inglesa Phlippa Gregory ou seja pelo seriado "The Tudors", e no meio de tanta coisa que gira em torno deste tão "polêmico" rei, que pouco do seu verdadeiro ser foi resguardado, como por exemplo Henrique casou-se com Catarina de Aragão que seria a viúva de seu irmão o principe Arthur de Gales, nesta época ele realmente ainda poderia ser chamado de "o principe mais bonito de toda a cristandade", mas seria inconcebível dizer que durante o tempo de seu casamento com Ana Bolena ele ainda fosse assim tão lindo, ele ai ja contava com mais de 40 anos, tinha uma feria gangrenada na perda que fedia a pus todo o tempo e sem falar da sua gula que o deixou gordo como nos mostra a foto ao lado, completamente diferente do que nos mostra o seriado ou o filme "A Outra" baseado no livro a mesma autora citada a cima. Mas apesar de tudo isso o monarca inglês teve seu valor, casou-se 6 vezes, gerou conflitos de cunho religioso com toda a Europa o que mudou a visão teocêntrica de todo um país e no fim terminou por ver o seu sonho de um herdeiro homem para o trono da Inglaterra ser inviável.

Henrique nasceu em Greenwich, no palácio de Placentia, Henrique VIII foi o sexto filho de Henrique VII e Isabel de Iorque. O seu pai, membro da Casa de Lancaster, adquiriu o trono por direito de conquista, já que o seu exército derrotou o último Plantageneta, o rei Ricardo III, e posteriormente completou os seus direitos casando-se com Isabel, filha do rei Eduardo IV. Com sua coroação, Henrique VIII teve que enfrentar as problemáticas consequências dos impostos nobiliários estabelecidos por Richard Empson e Edmund Dudley, membros do gabinete de seu pai. Fez prender a ambos na Torre de Londres, e posteriormente os decapitou. Esta foi uma das muitas maneiras em que se diferenciou dos princípios de Henrique VII. Outra diferença se fez notória pela inclinação bélica de Henrique VIII, enquanto seu predecessor tinha favorecido políticas pacíficas.
Henrique foi um homem da
Renascença e a sua corte foi um centro de inovação académica e artística e excesso de glamour, consubstanciada no Campo do Pano de Ouro. Ele era músico, escritor e poeta. A sua melhor composição musical é conhecida como Pastime with Good Company ou The Kynges Ballade. Ele também foi um jogador ávido e jogador de dados, e destacou-se no desporto, principalmente na justa, na caça e no ténis real. Ele também era conhecido pela sua forte dedicação ao cristianismo que só seria rompido com o seu futuro casamento com a Ana Bolena.
No fim como uma avaliação super rápida e superficial do seu reinado que também influencia em como ver a sua pessoa, nos mostra que Henrique foi uma pessoa mimada, volúvel, extremamente religioso e muito extravagante, o que no fim resultou um reino falido com os cofres reais quase vazios, amante das artes como ele era transformou a corte séria e "obscura" do seu pai o rei Henrique VII numa corte alegre, com mascaras e música todas as noites. Henrique VIII morreu no palácio de Whitehall no dia de 28 de janeiro de 1547 aos 55 anos, provavelmente sofrendo de gota, houveram outras teorias sobre a saúde do rei na qual algumas sugeriram que ele poderia sofrer também de síflis, mas que logo foi descartada por historiadores mais sérios.

0 comentários: